O Valuation pode ser interpretado com um método no qual se tem como finalidade identificar qual o valor que uma empresa tem de acordo com a percepção de mercado. A percepção de Valuation pode ter como consequência a geração de mais oportunidades para o negócio. Em linhas gerais, o Valuation também se cumpre para saber qual a percepção do mercado quanto ao valor do trabalho do empreendedor, as suas ideias bem como a sua gestão. O valor de uma empresa, além das questões meramente de estrutura financeira, é uma percepção que o mercado tem sobre o negócio.
O Valuation servirá, essencialmente, para:
- Eventual aporte de capital externo na Companhia;
- Quando um sócio quer comprar a parte de outro sócio;
- Entender a posição que a empresa ocupa no mercado e a previsão de retorno de um investimento ou inovação realizado.
- Auxiliar o empresário quando se está diante de uma oportunidade de Fusões e Aquisições (M&A – Merge and Aquisition). No campo de Fusões e Aquisições, a economia movimentou mais 10 trilhões de dólares nos últimos anos;
- Como também o Valuation é aplicado para auxiliar o empresário diante da oportunidade de vender o negócio;.